A reunião ocorreu no dia 03.03.2009 na UFF. Estiveram presentes: Adriana Facina (UFF), Ângela Puppim (Puppim Consult), Maria Puppim(Puppim Consult), Abel Luiz (músico), Claudia Duarch (editora do site http://www.funkderaiz.com.br/), MC Teko (APAFunk), MC Leonardo (APAFunk), William Kitzinger (UFF), Marianna Araujo (Observatório de Favelas), Vitor Castro (Observatório de Favelas), Guilherme Lemos (produtor cultural), Tetê Mattos (UFF), Wladimir (músico), Mardonio Barros (MST), Mariana Caetano (UFF), Caio Amorim (PUC), Guilherme Pimentel (Movimento Direito Pra Quem) e teve a seguinte pauta:
1. critérios de seleção dos educandos;
2. procedimentos para a realização das inscrições;
3. calendário das aulas e das atividades do curso.
Após uma discussão muito produtiva decidimos:
1. As inscrições serão realizadas através do blog e serão 30 vagas para alunos fixos e mais 15 para ouvintes. Com isso, procuramos evitar evasões e permitir a substituição por falta.
2. A seleção terá duas etapas: a primeira é o preenchimento de um questionário a ser disponibilizado no blog e a segunda será uma entrevista a ser realizada com os pré-selecionados. Como critérios estabelecemos: 1. histórico do candidato na realização de projetos culturais; 2. histórico de participação em projetos comunitários; 3.espalhamento geográfico; 3. diversidade de perfis de atividades. As vagas serão destinadas prioritariamente, mas não exclusivamente, a moradores de favelas. Até 10 vagas serão preenchidas por indivíduos indicados pelas entidades que estão participando da organização do curso: Rede Funk Social, Observatório de Favelas, APAFunk, GRANES Quilombo de Candeia, Movimento Funk é Cultura, Observatório da Indústria Cultural, Renascença Clube.
A tarefa de elaborar uma proposta de questionário até dia 09/03 ficou a cargo de Adriana Facina (adriana.facina@hotmail.com), Mariana Caetano (mariana.vedder@yahoo.com.br), Ângela Puppim (angela@puppimconsult.com.br), Marianna Araújo (mariannaaraujo@gmail.com) e Vitor Castro (vitormonteirodecastro@gmail.com). Este grupo deve ainda elaborar uma proposta de calendário da seleção.
3. Tb combinamos a entrega de propostas de nomes e ementas das disciplinas do curso para dia 09, lembrando que tentaremos convidar os professores para dar mais de uma disciplina, sempre que possível. Convidaremos palestrantes para relatarem nas aulas experiências concretas de produção cultural em espaços populares. As aulas serão sempre às quintas-feiras, de 14h às 18h. Temos como sugestão o seguinte calendário:
30/04: encontro de boas vindas e apresentação do curso, dos professores e da turma
07/05: Cultura brasileira
14/05: Teoria da Cultura
21/05: Economia da cultura
28/05: Gestão cultural
04/06:Introdução à produção cultural
11/06: Feriado Corpus Christi
18/06: Marketing cultural
25/06: Patrimônio cultural
02/07: Políticas culturais
09/07: Comunicação popular
16/07: Projeto cultural
23/07: Projeto Cultural
Teremos ainda 40 horas de práticas, voltadas para a produção do Festival de Favelas, que definiremos como será a organização.
Adriana, Tetê e Abel vão reunir as indicações de textos. Podemos sugerir nomes também para relatos de experiências com projetos culturais, não somente para as aulas em si, que serão integrados às dinâmicas das aulas. Pediremos aos professores pequenos textos para integrar o material didático que será oferecido aos estudantes.
1. critérios de seleção dos educandos;
2. procedimentos para a realização das inscrições;
3. calendário das aulas e das atividades do curso.
Após uma discussão muito produtiva decidimos:
1. As inscrições serão realizadas através do blog e serão 30 vagas para alunos fixos e mais 15 para ouvintes. Com isso, procuramos evitar evasões e permitir a substituição por falta.
2. A seleção terá duas etapas: a primeira é o preenchimento de um questionário a ser disponibilizado no blog e a segunda será uma entrevista a ser realizada com os pré-selecionados. Como critérios estabelecemos: 1. histórico do candidato na realização de projetos culturais; 2. histórico de participação em projetos comunitários; 3.espalhamento geográfico; 3. diversidade de perfis de atividades. As vagas serão destinadas prioritariamente, mas não exclusivamente, a moradores de favelas. Até 10 vagas serão preenchidas por indivíduos indicados pelas entidades que estão participando da organização do curso: Rede Funk Social, Observatório de Favelas, APAFunk, GRANES Quilombo de Candeia, Movimento Funk é Cultura, Observatório da Indústria Cultural, Renascença Clube.
A tarefa de elaborar uma proposta de questionário até dia 09/03 ficou a cargo de Adriana Facina (adriana.facina@hotmail.com), Mariana Caetano (mariana.vedder@yahoo.com.br), Ângela Puppim (angela@puppimconsult.com.br), Marianna Araújo (mariannaaraujo@gmail.com) e Vitor Castro (vitormonteirodecastro@gmail.com). Este grupo deve ainda elaborar uma proposta de calendário da seleção.
3. Tb combinamos a entrega de propostas de nomes e ementas das disciplinas do curso para dia 09, lembrando que tentaremos convidar os professores para dar mais de uma disciplina, sempre que possível. Convidaremos palestrantes para relatarem nas aulas experiências concretas de produção cultural em espaços populares. As aulas serão sempre às quintas-feiras, de 14h às 18h. Temos como sugestão o seguinte calendário:
30/04: encontro de boas vindas e apresentação do curso, dos professores e da turma
07/05: Cultura brasileira
14/05: Teoria da Cultura
21/05: Economia da cultura
28/05: Gestão cultural
04/06:Introdução à produção cultural
11/06: Feriado Corpus Christi
18/06: Marketing cultural
25/06: Patrimônio cultural
02/07: Políticas culturais
09/07: Comunicação popular
16/07: Projeto cultural
23/07: Projeto Cultural
Teremos ainda 40 horas de práticas, voltadas para a produção do Festival de Favelas, que definiremos como será a organização.
Adriana, Tetê e Abel vão reunir as indicações de textos. Podemos sugerir nomes também para relatos de experiências com projetos culturais, não somente para as aulas em si, que serão integrados às dinâmicas das aulas. Pediremos aos professores pequenos textos para integrar o material didático que será oferecido aos estudantes.
comentários: 3
Primeiro, gostaria de parabenizá-los pela proposta, é muito boa. Gostaria também de saber sobre a possibilidade de uma nova turma ser aberta, mas com horário das aulas aos sábados. Acredito que muitas pessoas gostariam de fazer o curso, mas não possuem disponibilidade durante a semana. Trabalho num setor de Projetos Sociais e cada vez mais me interesso pelo assunto. Espero um dia poder participar do curso e ajudar a fazer a diferença. Parabéns e obrigada!
Bem legal a proposta de trabalho de vocês. Trabalho como designer do Instituto Paulo Freire e a ilustração utilizada no cartaz que fizeram foi eu quem fez. Bacana terem utilizado ela, que está em creative commons. Apenas seria legal creditar ;)
Abraço.
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